Centro de Remo abriu portas no Parque da Cidade

O Centro de Remo, o primeiro posto náutico do projeto Centro de Mar, abriu portas no passado sábado, na presença de diversas entidades e muitos dirigentes e atletas. Trata-se de um investimento de mais de 1.7 milhões de euros que permitiu a requalificação e ampliação da antiga “fábrica das boinas”, no Parque da Cidade, e que vai agora albergar o Viana Remadores do Lima.

O centro de Remo, situado em frente ao rio, abriu portas numa sessão a que se juntaram atletas, dirigentes e populares, que puderam ainda assistir a demonstrações daquela modalidade com grande tradição em Viana do Castelo.

O novo equipamento, cujo investimento rondou os 1.7 milhões de euros, implicaram a requalificação e ampliação da antiga Fábrica das Boinas, garante agora excelentes condições e instalações adequadas para os seus 75 atletas. O projeto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes.

Este é um dos três equipamentos dedicados aos desportos náuticos (vela, remo e canoagem) onde estão a ser investidos mais de cinco milhões de euros no âmbito do projeto Centro de Mar, aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Fatores de Competitividade COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.

O Centro de Mar, cujo principal objetivo é constituir como uma verdadeira região atlântica e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica, vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de atividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Em termos físicos, estão em construção o equipamento dedicado à Vela, com um orçamento base de 1.9 milhões de euros, na área adjacente ao Campo d’Agonia, e integrará um hangar e um equipamento social dedicado à vela para pessoas com mobilidade reduzida. Do projeto consta ginásio, zona de apoio, salas de formação e ainda o arranjo de toda a envolvente; e um equipamento destinado à Canoagem, na margem esquerda do rio Lima (Darque), um investimento de 1.5 milhões de euros, com a construção de três pavilhões que proporcionarão melhores condições dos atletas e o alargamento da atividade para as escolas e turismo de lazer.

Estas infraestruturas ribeirinhas, a que se junta o equipamento a abrir no sábado, visam potenciar o uso desportivo do rio Lima, valorizando os clubes que vem, ao longo dos anos, divulgando as modalidades náuticas.

Paralelamente, está também previsto um Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar no navio Gil Eannes com áreas para serviços técnicos e administrativos, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Do Mar, que vão permitir uma relação entre os espaços destinados às novas funções e os espaços já visitáveis.

Ao público está também já aberto o Centro de Alto Rendimento de Surf que, juntamente com os restantes equipamentos, constitui um suporte à dinamização concertada das atividades náuticas através da cooperação entre clubes locais e empresas dinamizadoras do turismo náutico,

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Foto 1 inauguração centro de remoFoto 2 inauguração centro de remoFoto 3 inauguração centro de remoFoto 4 inauguração centro de remo

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *